Nossa vida é um processo contínuo. Não nascemos prontos. Vamos sendo formados por nossas atitudes, a cada momento, a cada dia, a cada ano.

Nesse processo, muitas coisas boas se apresentam diante de nós que nos impulsionam, mas também deparamos com fatores que nos são desafiadores. Podemos dizer que nosso sucesso em bem viver depende de sabermos aproveitar todos os ingredientes que o dia-a-dia nos apresenta e com eles compor a beleza de nossa vida.

Assim como nós educadores estamos em constante processo de desenvolvimento, do começo ao fim de nossa vida, também nossos alunos estão adentrando nessa realidade. Portanto, uma boa orientação, um bom planejamento e um bom projeto, são fundamentais para que, assim como nós, eles também possam estabelecer objetivos em suas vidas e por eles caminhar e lutar.

Convidamos você, educador(a), a promover junto à sua turma, além das atividades inerentes à sua disciplina, uma série de exercícios e avaliações reflexivas, do início ao final do ano, que resulte numa bonita construção de um projeto de vida que sirva de suporte para o desenvolvimento de cada aluno(a), pessoal e coletivamente.

Esta proposta pode ser utilizada para todas as séries, desde que adequados a cada nível de faixa etária.

Mãos à obra.

Em primeiro lugar, através de reflexões e questionamentos, estabeleça com a turma quatro metas (vide item metas neste blog) a serem alcançadas durante o ano. Elas servirão de balizas para o alcance de um grande objetivo para o final do ano.

A proposta deste projeto serve para a turma como um todo, assim como para cada um, individualmente, uma vez que cada pessoa tem vontades próprias, sonhos e ideais particulares.

Questionamentos:

Para a turma:

  •  Quais são os valores de nossa turma que devemos cultivar?
  •  Quais são nossas expectativas para este ano junto à turma?
  •  De que modo poderemos ser uma turma que se destaque positivamente?
  • De que modo poderemos nos ajudar mutuamente?
  • Como pretendemos estar ao final do ano?

Para cada aluno (a):

  • Quais são meus valores individuais que desejo cultivar?
  •  Quais são minhas expectativas para este ano?
  • De que modo posso destacar meus valores individuais?
  • De que modo posso ajudar meus colegas durante este ano?
  • Como pretendo estar ao final do ano?

Estabelecidas as metas e feitas as reflexões, sugerir que cada aluno (a), em seu caderno ou agenda, estabeleça as metas escolhidas pela turma e sua meta pessoal a serem cumpridas no transcorrer do ano.

Naturalmente que cabe a cada educador(a), respeitadas as condições e níveis de cada turma e de cada aluno(a), estabelecer, a partir de sua criatividade, boa vontade e sapiência, os caminhos por onde perpassar, bem como a elaboração de atividades e retomada reflexiva diária ou semanal do processo de cada turma e de cada aluno(a) a fim de que todos possam se perceber em seu processo de crescimento não perdendo, por nenhum motivo, o foco das metas e atingir e conseqüente concretização do Projeto de Vida.

Elabore atividades especiais para os seus alunos, crie tarefas diferentes, desperte em seus educandos o espírito de superação de desafios e de auto- controle. Utilize exemplos de pessoas geniais, dos seus próprios pais e educadores que lutam todos os dias para mantê-los na escola. Desperte neles o espírito de auto-crítica e auto-estima. Que eles (a) reconheçam seus próprios valores e suas dificuldades comportamentais.

Com certeza será uma experiência gratificante, tanto para o aluno que reconhecerá seu potencial de desenvolvimento pessoal, bem como para o educador (a) que verá cumprido seu trabalho dentro do verdadeiro sentido da educação: “formar o educando (a) para a vida”.
Bom Projeto!