Portifólio é muito bem vindo:

A palavra Portfólio(inglês) é uma modalidade de avaliação inspirada pelo campo das artes.

É ferramenta, há muito, usada por artistas e arquitetos para documentar todo o seu processo de desenvolvimento profissional com expoência para suas obras mais marcantes e tem como objetivo inovar o modo de avaliação para a ampliação das suas competências artísticas.

Na área da Educação a modalidade de avaliação através do Portifólio é muito bem vinda, de um modo especial nas séries iniciais, mas também com reconhecida eficácia para as demais séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O sistema é adaptado de modo a servir como instrumento de avaliação efetiva pois, através dele, pode-se refletir o desenvolvimento e qualidade crescente do educando através dos trabalhos apresentados.

Portifólio guarda registros:

Portifólio sugere a organização dos registros dos alunos, como também do professor, separadamente, de sorte que todas as modalidades trabalhadas durante o ano ou período estabelecido sejam arquivadas como registro referência do processo ensino-aprendizagem. A experiência revela que os estudantes, através do portifólio, aprendem melhor e mais amplamente, e o professor, por sua vez, tem em suas mãos um documento incontestável sobre o processo de desenvolvimento dos seus educandos.

O Portifólio é utilizado como um instrumento de acompanhamento, desenvolvimento e visão de qualidade de ensino-aprendizagem. Os trabalhos registrados no Portifólio devem evocar um objetivo, uma finalidade, as competências dele advindas e as habilidades por ele adquiridas. Estes são critérios estratégicos para a avaliação do professor.

Portifólio serve para registrar trabalhos ilustrativos realizados pelas crianças.

Ele representa seu pensamento, seu sentimento, seu talento e sua vocação pela espontaneidade do que foi elaborado.

Portifólio serve para fazer avaliações:

O processo de avaliação pelo Portifólio consiste na ação conjunta de professor e aluno ou até mesmo de pequenos grupos, quando, usando como referência os trabalhos escolhidos para compor o portifólio, com criticidade e reflexão se estabelece um padrão em busca de qualidade e assertividade. A avaliação do Portifólio é extensiva à família do educando que poderá acompanhar a evolução do seu (sua ) filho (a).

Quando o aluno registra seus feitos, situa-se melhor dentro dos conteúdos trabalhados e consegue fazer conexão com o que já sabe. O aprendizado passa a ter um sentido sistemático e o aluno forma opinião própria adquirindo senso crítico e autoconfiança.

Ele próprio tem condições de perceber o aprendizado realizado, faz sua auto-avaliação, reconhece o nível da sua competência e as habilidades adquiridas.

Portifólio é um grande aliado do (a) professor (a):

Para o professor, o ato de fazer registros é co-ligado à tarefa de avaliação. Os registros servem como subsídios, medidas, enfim, termômetro para o processo avaliativo. Por este instrumento o professor vislumbra com maior clareza os progressos, os entraves, as dificuldades, os limites ou, até mesmo, os retrocessos, se for o caso. Esta prática traz para o professor a vantagem de poder repensar sua prática pedagógica, recompor estratégias, tentar novas possibilidades ou confirmar caminhos.

O Professor deverá estar muito atento para a avaliação através do Portifólio. Seu olhar deverá transcender questões estáticas e cognitivas. Um olhar holístico e investigativo no tocante à integralidade do aluno, um olhar perceptivo aos movimentos e às expressões e atitudes do cotidiano da sala de aula são habilidades da sensibilidade humana que consolidam a competência do educador indelevelmente comprometido com as propostas educacionais.

Por fim, e o mais importante, portifólio revela a vida:

O Portifólio é algo dinâmico e revelador do dia a dia da própria vida. É um material organizado didaticamente que serve para consulta e pelo qual se promovem reflexões, análises e avaliações contínuas.