Metas

Cinco passos para se estabelecer metas:

Meta é uma unidade básica de um Projeto de Vida.

Ela é sólida.

É feita de fatos e não de sentimentos, portanto, ela pode ser percebida e conferida.

Siga os passos….

1. Especificidade:

A meta deve ser específica, ou seja, deve conter “com todas as letras”, o que se quer. Ex: quero chegar ao final do ano com muitas amizades feitas, aprovado (a) sem recuperação e com boas notas, de bem com a minha família e livre de maus hábitos como, dormir tarde e chamar palavrões.

2.Mensurabilidade:

A meta deve ser mensurável, ou seja, deve constar um valor, uma porcentagem daquilo que se queira alcançar. Ex: Quero que até o final do ano, 10 meses, faca 100% de amizades junto aos colegas de minha turma – turma com 40 alunos.

3. Exeqüibilidade:

A meta deve ser alcançável, palpável, ou seja, que se estabeleça algo que venha ao encontro daquilo que seja possível acontecer. Ex: Se se estabelecer como meta a aprovação no final do ano sem que se pegue em um livro sequer para estudar, será impossível atingir a meta.

4. Relevância:

A meta deve ser importante, significativa e desafiadora, ou seja, que exija superação do que já é constante e que, de fato, venha a agregar valor. Ex: Quero fazer mais pela minha família do que já tenho feito. Vou ajudar nos serviços domésticos. Cuidarei do jardim de minha casa.

5. Tempo:

A meta exige demarcação temporal, ou seja, que se estabeleça um tempo para que aconteça o que se almeja. Ex: Durante este ano, de 15 de fevereiro a 15 de dezembro, dedicarei 3 horas por dia, de segunda a sexta-feira, para meus estudos do colégio.