1992 – Eco-92

A 2ª Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento é realizada na cidade do Rio de janeiro, no Brasil, e fica conhecida como Eco-92. Os 190 países signatários definem como principal objetivo a estabilização na concentração dos gases estufa na atmosfera, de forma que estes não gerem mais riscos para o ecossistema planetário.

1993 – CFCs

Os Estados Unidos definem a obrigatoriedade de abandonar todos os gases que prejudicam a camada de ozônio, entre os quais os Clorofluorcarbonetos (CFC’s), utilizados na refrigeração e nos aerossóis.

1996 – Fórum das Américas em Desenvolvimento Sustentável

Realizado na Bolívia, o Fórum das Américas em Desenvolvimento Sustentável identifica os esforços comuns necessários para trazer o desenvolvimento sustentável para o Hemisfério Sul. A norma ISO 14001 – que especifica os elementos de um Sistema de Gestão Ambiental e oferece ajuda prática para sua implementação ou aprimoramento – começa a ser adotada voluntariamente como ferramenta para o gerenciamento ambiental corporativo.

1997 – Protocolo de Kyoto

O Protocolo de Kyoto tem por objetivo a redução na emissão de gases causadores do efeito estufa. Os países signatários comprometem-se a reduzir pelo menos 5,2% de suas emissões combinadas, ficando sujeitos a penalidades caso não cumpram o acerto. O acordo passou a vigorar em 16 de fevereiro de 2005. O Brasil assinou o Protocolo em 29 de abril de 1998, ratificando-o em 23 de agosto de 2002. Estados Unidos e Austrália até hoje não ratificaram o Protocolo, embora estejam cumprindo internamente metas de redução dos gases estufa com políticas próprias.