2000 – Carta da Terra

Foi lançada oficialmente no dia 29 de junho de 2000, no Palácio da Paz, em Haia com o objetivo o de se estabelecer uma base ética sólida para a sociedade global emergente na construção de um mundo sustentável.

2002 – Rio+10

O evento conhecido como Rio+10 foi realizado em Johanesburgo, na África do Sul. A intenção foi retomar, uma década depois, as discussões iniciadas na Eco-92, para verificar os avanços e as necessidades de aprofundamento na solução dos problemas ambientais.

2007 – Alerta Geral: Aquecimento Global

Duas palavrinhas marcaram o ano de 2007 na questão ambiental: aquecimento global. A expressão se tornou conhecida no mundo todo e desencadeou uma nova atitude política e econômica com relação ao clima na Terra. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla, em inglês), teve fundamental importância nesse processo, ele divulga um relatório afirmando que a Terra está em um processo de aquecimento e que a humanidade é a grande responsável. Especialistas divergem sobre o tema, mas a previsão é de um cenário de catástrofe ambiental caso medidas urgentes não forem adotadas.

Dez anos do Protocolo de Kyoto

No ano em que se comemorou 10 anos do Protocolo de Kyoto, o que se viu foi muita divergência entre as chamadas nações desenvolvidas e aquelas em desenvolvimento na questão da emissão de gases. A venda de créditos de carbono – a compra de cotas de emissões de poluentes pelos países ricos, que seriam compensadas com medidas ambientais patrocinadas nas nações menos desenvolvidas – foi a principal alternativa discutida. O Brasil esteve diretamente envolvido na questão,
tendo realizado em setembro o primeiro leilão de créditos de carbono do mundo.

Al Gore ganha o Prêmio Nobel da Paz

Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, ambém ganhou o prêmio nesse ano, em função de sua atuação na questão climática e da pressão exercida sobre o governo de George W. Bush, que apenas agora começa a admitir a necessidade de políticas para combater a elevação da temperatura no planeta.

Filme: Uma Verdade Inconveniente

A fim de tentar alertar a população em geral a respeito dos riscos e da necessidade de se fazer algo a respeito, o político norte-americano Al Gore decidiu fazer um filme sobre o tema. Uma Verdade Inconveniente mostra como, e por quais motivos, a emissão de substâncias poluentes e o mau uso dos recursos naturais têm impactado no aquecimento global e em demais problemas bastante atuais. Nos últimos minutos do filme, algumas recomendações sobre o que pode ser feito são mostradas, e servem como um guia imprescindível para a sobrevivência do mundo como o conhecemos hoje.

O ano de Knut

O mundo todo se rendeu em 2007 ao charme do ursinho polar Knut. Rejeitado pela mãe, ele correu risco de ser sacrificado no zoológico de Berlim, na Alemanha. No entanto, foram tamanhos os protestos mundiais que o ursinho acabou sendo adotado pelos tratadores e alimentado com mamadeira. Em um ano, ele se tornou a principal atração do zôo, representante da luta contra o aquecimento global.

Greve de fome de Dom Cappio

O Brasil acompanhou o retorno da polêmica sobre a transposição do rio São Francisco. Em março o Ibama autorizou as obras, iniciadas em junho com pretensão de desviar o curso do rio para combater a seca no Nordeste. A medida foi contestada por ambientalistas e políticos da oposição, que apontam graves conseqüências para o ecossistema.

Em meio ao conflito, em novembro o religioso dom Luiz Flávio Cappio iniciou uma greve de fome de mais de 20 dias contra a obra, retomando a estratégia adotada em 2005, quando também ficou sem comer para impedir a transposição do rio.

Importante Conquista para o Brasil

A Amazônia foi declarada Monumento Internacional da Natureza em novembro. Além disso, o Brasil apareceu como um dos maiores plantadores de árvores do ano segundo o Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas (Unep, sigla em inglês), com 16 milhões de árvores plantadas no país.
(Complemento da Pesquisa: site notícias RBS – 20/01/2008)